terça-feira, 29 de junho de 2010

Disenteria

==>O que é?

A disenteria é uma infecção do sistema digestivo que resulta em diarréia severa contendo muco e sangue nas fezes. Disenteria é geralmente resultado de água contaminada com micro-organismos que danificam o revestimento intestinal. Existem dois tipos principais de disenteria decorrentes de micro-organismos: disenteria amébica devido a infecção por ameba (E.histolytica), e disenteria bacteriana devido a infecção por bactérias. Disenteria também pode ser causada por medicamentos, como por exemplo alguns esteróides.


==>Transmissão

-Disenteria Amébica

A disenteria amébica é causada pela ameba Entamoeba histolytica. Ela é transmitida por água e alimentos contaminados. A ameba se espalha formando cistos infecciosos que podem ser encontrados nas fezes, e são transmitidos se alguém os tocar e não limpar as mãos. Também há amebas livres que não formam cistos. A ocorrência de disenteria amébica ocorre predominantemente em países em desenvolvimento, embora também possa ocasionalmente acontecer em nações desenvolvidas.

-Disenteria Bacteriana

A disenteria bacteriana é cusada por, principalmente, 3 grupos de bactérias.Shigelose é causada por vários tipos de bactéria Shigella.Campilobacteriose é causada por qualquer uma das doze espécies de Campilobactéria que causam a doença em humanos.Salmonelose é causada pela Salmonella enterica. Ela é transmitida por água e alimentos contaminados com essas bactérias. Salmonella é encontrada em galinhas contaminadas e ovos desta galinha contaminada, se não for bem cozinhada a carne ou o ovo da galinha é provável que a pessoa será contaminada pela bactéria.

==>Sintomas

Os sintomas de disenteria incluem evacuação aquosa freqüente, em alguns casos associada a vômito. Variações que dependem dos parasitas incluem o volume de fezes, e presença ou não de sangue e muco nas fezes. Assim que a recuperação começa é recomendado evitar alimentos que contêm lactose, devido à complicação potencial de intolerância à lactose temporária que pode persistir por anos.

==>Tratamento


-Disenteria amébica


A disenteria amébica pode, além do intestino, infectar também os tecidos fígado e intestino. Por isso, duas classes de medicamentos são necessários para tratar a infecção, uma para cada localização. Metronidazol e medicamentos semelhantes são usados para destruir as amebas que invadiram os tecidos. Uma vez que esses medicamentos são rapidamente absorvidos, quase nada fica no intestino. Desta forma, outros medicamentos podem ser usados para tratar a infecção no intestino, como por exemplo a paromomicina.

-Disenteria bacteriana

O tratamento inicial da disenteria visa manter a ingestão de fluidos usando terapia de re-hidratação oral. Se isso não for conseguido, devido ou à intensidade da diarréia ou por causa do vômito, pode ser necessária internação hospitalar para hidratação intravenosa. O ideal é não começar nenhuma terapia anti-microbial até que seja determinado qual é o micróbio causador da disenteria. Casos moderados de disenteria bacteriana geralmente não necessitam do uso de antibióticos, os quais são reservados para casos mais graves. Há vacinas em desenvolvimento contra a shigelose.

==>Local de incidência

Órgãos afetados pela desinteria


==>Prevenção

A prevenção pode ser feita através de cuidados com a higiene pessoal, a limpeza do ambiente, saneamento básico e higiene no trato dos alimentos.
Nesse sentido, as condições sociais e econômicas normalmente fazem grande diferença em relação a parte da população mais vulnerável as disenterias.

==>Curiosidades

A diarréia é a terceira causa mais comum de morte em crianças menores que 5 anos.

Aproximadamente, 2 milhões de crianças morrem de diarréia por ano ao redor do mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário