quarta-feira, 30 de junho de 2010

Rinovírus(resfriado)

Entamoeba histolytica(disenteria amébica)

Influenza(gripe)

Salmonella Enterica(disenteria bacteriana)


Shigella

terça-feira, 29 de junho de 2010

Disenteria

==>O que é?

A disenteria é uma infecção do sistema digestivo que resulta em diarréia severa contendo muco e sangue nas fezes. Disenteria é geralmente resultado de água contaminada com micro-organismos que danificam o revestimento intestinal. Existem dois tipos principais de disenteria decorrentes de micro-organismos: disenteria amébica devido a infecção por ameba (E.histolytica), e disenteria bacteriana devido a infecção por bactérias. Disenteria também pode ser causada por medicamentos, como por exemplo alguns esteróides.


==>Transmissão

-Disenteria Amébica

A disenteria amébica é causada pela ameba Entamoeba histolytica. Ela é transmitida por água e alimentos contaminados. A ameba se espalha formando cistos infecciosos que podem ser encontrados nas fezes, e são transmitidos se alguém os tocar e não limpar as mãos. Também há amebas livres que não formam cistos. A ocorrência de disenteria amébica ocorre predominantemente em países em desenvolvimento, embora também possa ocasionalmente acontecer em nações desenvolvidas.

-Disenteria Bacteriana

A disenteria bacteriana é cusada por, principalmente, 3 grupos de bactérias.Shigelose é causada por vários tipos de bactéria Shigella.Campilobacteriose é causada por qualquer uma das doze espécies de Campilobactéria que causam a doença em humanos.Salmonelose é causada pela Salmonella enterica. Ela é transmitida por água e alimentos contaminados com essas bactérias. Salmonella é encontrada em galinhas contaminadas e ovos desta galinha contaminada, se não for bem cozinhada a carne ou o ovo da galinha é provável que a pessoa será contaminada pela bactéria.

==>Sintomas

Os sintomas de disenteria incluem evacuação aquosa freqüente, em alguns casos associada a vômito. Variações que dependem dos parasitas incluem o volume de fezes, e presença ou não de sangue e muco nas fezes. Assim que a recuperação começa é recomendado evitar alimentos que contêm lactose, devido à complicação potencial de intolerância à lactose temporária que pode persistir por anos.

==>Tratamento


-Disenteria amébica


A disenteria amébica pode, além do intestino, infectar também os tecidos fígado e intestino. Por isso, duas classes de medicamentos são necessários para tratar a infecção, uma para cada localização. Metronidazol e medicamentos semelhantes são usados para destruir as amebas que invadiram os tecidos. Uma vez que esses medicamentos são rapidamente absorvidos, quase nada fica no intestino. Desta forma, outros medicamentos podem ser usados para tratar a infecção no intestino, como por exemplo a paromomicina.

-Disenteria bacteriana

O tratamento inicial da disenteria visa manter a ingestão de fluidos usando terapia de re-hidratação oral. Se isso não for conseguido, devido ou à intensidade da diarréia ou por causa do vômito, pode ser necessária internação hospitalar para hidratação intravenosa. O ideal é não começar nenhuma terapia anti-microbial até que seja determinado qual é o micróbio causador da disenteria. Casos moderados de disenteria bacteriana geralmente não necessitam do uso de antibióticos, os quais são reservados para casos mais graves. Há vacinas em desenvolvimento contra a shigelose.

==>Local de incidência

Órgãos afetados pela desinteria


==>Prevenção

A prevenção pode ser feita através de cuidados com a higiene pessoal, a limpeza do ambiente, saneamento básico e higiene no trato dos alimentos.
Nesse sentido, as condições sociais e econômicas normalmente fazem grande diferença em relação a parte da população mais vulnerável as disenterias.

==>Curiosidades

A diarréia é a terceira causa mais comum de morte em crianças menores que 5 anos.

Aproximadamente, 2 milhões de crianças morrem de diarréia por ano ao redor do mundo.




Gripe e Resfriado

Resfriado

==>O que é ?

É uma infecção simples do trato respiratório superior - acomete o nariz e a garganta, durando de poucos dias a poucas semanas (usualmente, menos de duas semanas). Neste tipo de infecção ocorre uma grande destruição do revestimento interno das vias respiratórias pelo vírus. As defesas do organismo do indivíduo afetado reagem, causando mais inflamação. Isso pode fazer com que bactérias que estejam nas vias respiratórias se aproveitem da situação, produzindo muco (catarro) purulento que pode ser expelido pelo nariz ou pela boca. Isto explica porque, em alguns casos, um simples resfriado por vírus pode levar uma pessoa a desenvolver uma pneumonia por bactérias.

==>Transmissão

Para uma pessoa pegar um resfriado, é necessário que o vírus entre em contato com o revestimento interno do nariz. As viroses que chegam até os olhos ou boca também podem se estender até o nariz. Em alguns casos, a pessoa pode infectar-se pelo vírus através de outra. Uma pessoa resfriada, ao espirrar, espalha gotículas no ar com muco e vírus. Uma segunda pessoa, ao respirar este ar contaminado, faz com que o vírus entre em contato com o nariz e acaba desenvolvendo a doença. Contudo, a via mais comum de transmissão destas viroses é pelo contato direto. Por exemplo: uma criança resfriada toca no seu rosto, espalhando um pouco de muco (catarro) e partículas de vírus pelos seus dedos. Ao dar a mão à sua mãe, transfere vírus para sua pele. A mãe, ao tocar no seu próprio rosto, com a mão contaminada, pega o resfriado. Esta mesma transferência de vírus pode ocorrer através de objetos. Uma pessoa resfriada que coloca a mão no nariz e depois num copo, transfere os vírus para o copo. Outra pessoa, ao utilizar o copo, leva os vírus para a sua mão e, levando até seu rosto, adquire o resfriado.

Não existem evidências de que o resfriamento do corpo possa levar uma pessoa a desenvolver um resfriado. Contudo, o estresse emocional, a fadiga e outros fatores que diminuem os mecanismos de defesa (imunidade) do organismo podem facilitar o surgimento da doença.

==>Sintomas

  • Desconforto no nariz ou na garganta;
  • Espirros e coriza com secreção aquosa e transparente que pode ser muito abundante durante os dois primeiros dias;
  • Sensação de mal-estar geral;
  • Espessamento da secressão com uma coloração amarelo-esverdeada.
  • Tosse que poe durar até duas semanas após os sinto mas do resfriado desaparecerem.
==>Tratamento

Não há tratamento para o combate do vírus causador da doença.

A orientação dada pelo médico visa atenuar os sintomas da doença e dar condições adequadas para que o organismo da pessoa afetada logo se recupere.

Para isso, é importante que a pessoa tome bastante líquido, como água e sucos, uma vez que a boa hidratação previne o ressecamento do nariz e da garganta, facilitando a eliminação das secreções contaminadas. Gargarejos com água morna e salgada várias vezes por dia ou tomar água morna com limão e mel pode ajudar a diminuir a irritação da garganta e aliviar a tosse.

==>Local de Incidência

Áreas afetadas pelo rinovírus



==>Prevenção

Lavar as mãos é a forma mais simples e eficiente de não contrair resfriado pelo rhinovirus. Não tocar no nariz e olhos é outra. Indivíduos com resfriado sempre devem espirrar ou tossir em lenços descartáveis e depois jogá-los fora. Se possível, deve-se evitar exposição próxima e prolongada a pessoas resfriadas. Uma vez que o rhinovirus pode sobreviver até 3 horas fora das passagens nasais sobre objetos e pele, limpar as superfícies do ambiente com desinfetantes que matam vírus poderia ajudar a prevenir o alastramento da infecção.

Uma vacina para resfriados? O desenvolvimento de uma vacina que poderia prevenir o resfriado comum alcançou um impasse devido à descoberta de muitos vírus de resfriado diferentes. Cada vírus carrega seus próprios antígenos específicos, substâncias que induzem a formação de proteínas protetoras específicas (anticorpos) produzidas pelo corpo. Até que seja encontrado um meio de combinar muitos antígenos virais em uma vacina, ou de aproveitar as relações cruzadas que existem entre os antígenos, a probabilidade de uma vacina é remota. Evidência que mudanças acontecem nos antígenos dos vírus do resfriado comum também complica o desenvolvimento de uma vacina. Tais mudanças ocorrem em alguns antígenos do vírus influenza o que torna necessário alterar a vacina cada ano.


==>Curiosidades

Os sintomas do resfriado são frequentemente confundidos com o da gripe. Gripe e resfriado são coisas totalmente diferentes.Enquanto o rinovirus é o vírus que acomete o resfriado, o vírus Influenza é o que acomete a gripe.

As pessoas geralmente ficam resfriadas ao menos 5 vezes por ano.

O resfriado e a gripe são as maiores culpadas por faltas ao serviço ou escola.



Gripe e Resfriado

Gripe

==>O que é ?


É uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Ela pode afetar milhões de pessoas a cada ano. É altamente contagiosa e ocorre mais no final do outono, inverno e início da primavera – de abril a setembro no hemisfério sul. Pode levar à pneumonia, hospitalização e morte. As epidemias de gripe normalmente tem seu pico em duas semanas e duram 2 a 3 meses.

Existem três tipos deste vírus: A, B e C. O vírus Influenza A pode infectar humanos e outros animais, enquanto que o Influenza B e C infecta só humanos. O tipo C causa uma gripe muito leve e não causa epidemias.

De uma maneira geral, o vírus influenza ocorre de maneira epidêmica uma vez por ano. Qualquer pessoa pode se gripar. Contudo, as pessoas com alguma doença respiratória crônica, com fraqueza imunológica, imunidade enfraquecida e idosos têm uma tendência a infecções mais graves com possibilidade de complicações fatais.

Os sintomas da gripe são mais graves do que os do resfriado.

O vírus Influenza tem uma "capa" (revestimento) que se modifica constantemente. Isto faz com que o organismo das pessoas tenha dificuldade para se defender das agressões deste microorganismo, ficando também difícil desenvolver vacinas para proteção contra a infecção causada por ele.

==>Transmissão

Diferentemente do resfriado que, na maioria das vezes, se dissemina pelo contato direto entre as pessoas, o vírus Influenza se dissemina, principalmente, pelo ar. Quando a pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus ficam dispersas no ar por um tempo suficiente para ser inaladas por outra pessoa.

No revestimento do nariz da pessoa que foi contaminada, ele se reproduz e se dissemina para a garganta e para o restante das vias aéreas, que inclui os pulmões, causando os sintomas da gripe.

Menos freqüentemente, a doença se dissemina pelo toque (mão contaminada com o vírus) do doente na mão de um indivíduo sadio que, ao levar a mão à boca ou ao nariz, se contamina.

Um dia antes da pessoa experimentar os sintomas da doença, ela já pode contagiar outras. Poderá contaminar por até 7 dias após início dos sintomas - crianças até mais que isso.

==> Sintomas
  • Febre com temperatura superior a 38°C em adultos. Em crianças, a febre pode ser alta, com temperaturas de 39,5°C a 40,5°C.
  • Suor e calafrios.
  • Dores de cabeça.
  • Tosse seca.
  • Dores musculares, especialmente nas costas, braços e pernas.
  • Fadiga e fraqueza.
  • Congestão nasal.
  • Perda de apetite.
  • Diarréia e vômito em crianças.
==> Tratamento

Caso os sintomas da doença tenham se apresentado a menos de dois dias, o doente poderá discutir com o seu médico a possibilidade de se usar um tratamento anti-viral.

O indivíduo enfermo deverá fazer repouso, evitar o uso de álcool ou fumo, procurar se alimentar bem e tomar bastante líquidos, além de usar medicações para a febre e para a dor e, também, para a melhora dos sintomas do nariz, como a coriza (corrimento do nariz) ou congestão nasal.

Para combater e prevenir a gripe pelo vírus influenza do tipo A, a amantadina poderá ser empregada em crianças com mais de 1 ano de idade. A rimantadina é outra opção nestes casos. Entretanto, para tratamento ela só poderá ser usada em adultos. Estes dois medicamentos anti-virais podem ajudar no processo de cura desde que utilizados nas primeiras 48 horas da doença.

Existem novos anti-virais eficazes chamados de inibidores da neuraminidase , que têm a vantagem de, além de combater o vírus A, tratar a doença causada pelo vírus B. Também devem ser iniciados dentro das primeiras 48h da doença para serem eficazes. Podem ser usados por comprimido ou xarope, ou via inalatória.


==>Local de Incidência






==>Prevenção

A melhor maneira de se proteger da gripe é fazer a vacinação anual contra o Influenza antes de iniciar o inverno, época em que ocorrem mais casos. Ela pode ajudar a prevenir os casos de gripe ou, pelo menos, diminuir a gravidade da doença. Sua efetividade entre adultos jovens é de 70-90%. Cai para 30-40% em idosos muito frágeis – isso porque estes têm pouca capacidade de desenvolver anticorpos protetores após a imunização (vacinação). Contudo, mesmo nesses casos, a vacinação conseguiu proteger contra complicações graves da doença como as hospitalizações e as mortes. A proteção da vacina também dependerá da similaridade da cepa viral que foi utilizada na vacina e da que está circulante no ano.


==>Curiosidades


Nos séculos XX e XXI ocorreram três pandemias: a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, causada pelo H1N1; a gripe asiática, 1957 – 1958, pelo H2N2; e a gripe A (anteriormente denominada gripe suína), em 2009, sendo o H1N1 responsável por ela.

Crianças entre 6 e 23 meses de idade, idosos, portadores de doenças crônicas e indivíduos imunodeprimidos geralmente estão mais suscetíveis a este vírus, uma vez que tendem a ter o sistema imunológico mais frágil e, por isso, os riscos de desenvolver complicações, como pneumonias bacterianas, são maiores. Assim, é indicado que estes indivíduos, e também profissionais de saúde, vacinem-se anualmente contra a gripe.


Mesmo com o frio intenso do polo norte seria impossível alguém apanhar uma constipação e fic ar "gripado" por lá.

O vírus da gripe gosta de ambientes um pouco mais amenos.